JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Além da diversão, o modo de jogar um jogo sempre implicará algum tipo de habilidade. Nenhum jogo é constituído apenas por uma habilidade. Em maior ou menor proporção, as habilidades estão presentes em todos os jogos. Mas para isso é importante estabelecer desafios que a criança possa superar. Identifique abaixo as habilidades que, segundo a autora do texto, estão presentes nos jogos.

 


Força e motivacional
Física e intelectual
Motora e destreza
Motora e velocidade
Emocional e raciocínio

O que o professor de educação física deve considerar para definir a sua prática pedagógica, tendo em vista o jogo?

 


Atividades impostas e obrigatórias.
O que não é conhecido pelo aluno.
Idealizações teóricas.
Experiências prévias do aluno.
Suas escolhas pessoais.

Analise as assertivas abaixo

I. O jogo popular caracteriza-se pelas mudanças que acontecem no decorrer dele e que ficam a critério dos participantes.

II. É necessário nenhum material industrializado para que o jogo aconteça.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa da primeira.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Nos estudos de Brougère (1998) o mesmo realiza uma análise léxica do jogo. Quantas interpretações de jogo são apresentadas pelo autor? Assinale a opção correta.

 


3
4
2
5
6

Brincando com os outros, participando de atividades lúdicas, as crianças constroem um repertório de brincadeiras e de referências culturais que compõe a cultura lúdica infantil. Analise as frases abaixo a cerca dessa questão e responda.

 

I. No brincar, as crianças vão também se constituindo como agentes de sua experiência social.

II. No brincar, as crianças vão organizando com autonomia suas ações e interações.

III. No brincar, as crianças vão elaborando planos e formas de ações conjuntas.

IV. No brincar, as crianças não criam as regras de convivência social apenas as de participação nas brincadeiras.

 

Assinale a alternativa correta:


II- III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I- II e III, apenas.

A hominização teve início há milhões de anos e adquiriu um caráter não apenas anatômico e genético, mas também psicológico e sociológico, para tornar-se cultural, a partir de um certo período. Analise as assertivas abaixo.

Segundo Morin (2004) herdamos de nossos ancestrais um patrimônio:

Crenças Saberes Finanças Mitos

 

Assinale a alternativa correta


2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1 e 2, apenas

Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.

Portanto,

I - *inserir* 

II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.

De acordo com o texto, o conflito cognitivo é uma estratégia importante para o professor utilizar na aplicação dos jogos e brincadeiras. Analise as assertivas abaixo e identifique à atividade que está predisposta a existência desse conflito?

I. Jogos cooperativos.

II. Jogos competitivos.

III. Jogos pré-desportivos.

IV. Jogos populares.

Assinale a alternativa correta:

 


II apenas
II e III apenas
IV apenas
III e IV apenas
I apenas

De acordo com Kishimoto (2005):

I. A brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica e que "brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo".

Assim,

II. Torna-se complicado apontar características e diferenças que definam um ou outro, o que justifica a facilidade de encontrarmos na literatura definições semelhantes para jogo, brinquedo e brincadeira.

(KISHIMOTO, 2005, p. 21).

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão da primeira.

Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)

(  ) O valor experimental da brincadeira permite a exploração e a manipulação.

(  ) O valor da estruturação, não da suporte à construção da personalidade infantil.

(  ) O valor da relação na brincadeira coloca a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações.

(  ) O valor lúdico da brincadeira não avalia se os objetos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.

 

Assinale a sequencia correta

 


F- F- V- F
F- V- V- F
V- V- F- F
V- F- V- F
V- F- V- V
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